quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Dezessete artimanhas que satanás usa contra nós.



Leitura Bíblica: 2 Coríntios2:1-7
Mas deliberei isto comigo mesmo: não ir mais ter convosco em tristeza.Porque, se eu vos entristeço, quem é que me alegrará, senão aquele que por mim foi contristado?E escrevi-vos isto mesmo, para que, quando lá for, não tenha tristeza da parte dos que deveriam alegrar-me; confiando em vós todos, que a minha alegria é a de todos vós.Porque em muita tribulação e angústia do coração vos escrevi, com muitas lágrimas, não para que vos entristecêsseis, mas para que conhecêsseis o amor que abundantemente vos tenho.Porque, se alguém me contristou, não me contristou a mim senão em parte, para vos não sobrecarregar a vós todos.Basta-lhe ao tal esta repreensão feita por muitos.De maneira que pelo contrário deveis antes perdoar-lhe e consolá-lo, para que o tal não seja de modo algum devorado de demasiada tristeza.
Nosso objetivo:
Conhecermos e rechaçarmos as principais artimanhas que Satanás usa contra nós.


Introdução:  
E a quem perdoardes alguma coisa, também eu; porque, o que eu também perdoei, se é que tenho perdoado, por amor de vós o fiz na presença de Cristo; para que não sejamos vencidos por Satanás;Porque não ignoramos os seus ardis. (2Coríntios 2:10-11)
 Para assegurarmos vitória, temos que conhecer os pontos fortes, as artimanhas, as estratégias, as armas, os planos que Satanás usa contra nós. Note as 17 Artimanhas Mortais de Satanás.


1. DESAPONTAMENTO
Todos nós temos nos desapontado, às vezes, por não obtermos aquilo que desejávamos. Mas o crente com conhecimento reconhece que TODOS os seus desapontamentos são os apontamentos de Deus, e têm que ser vistos como tais, para que Satanás não obtenha vantagem. Ficar desapontado é esquecer Romanos 8:28 "E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito."

2. DESENCORAJAMENTO
Desencorajamento é a segunda etapa. O desapontamento leva ao desencorajamento. " Eis aqui o SENHOR teu Deus tem posto esta terra diante de ti; sobe, toma posse dela, como te falou o SENHOR Deus de teus pais; não temas, e não te assustes. ...  Para onde subiremos? Nossos irmãos fizeram com que se derretesse o nosso coração, dizendo: Maior e mais alto é este povo do que nós, as cidades são grandes e fortificadas até aos céus; e também vimos ali filhos dos gigantes. (Deuteronômio1:21,28).

3. DESESPERO 
Desespero é a terceira etapa seguindo-se ao desapontamento e  ao desencorajamento. A não ser que seja barrado, ele pode destruir a sua vida como crente. Desesperar-se é esquecer  2Coríntios 4:8 "Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados."

Desesperarmo-nos é esquecer que Deus está trabalhando em nossas vidas.

4. DÚVIDA
Satanás atacou Eva no Jardim do Éden com dúvida, fazendo com que ela duvidasse da palavra de Deus. "Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: 'É assim que Deus disse? Não comereis de toda a árvore do jardim?" Gênesis3:1.

Duvidar é esquecer de ORAR e esquecer 1Timóteo 2:8 "Quero, pois, que os homens orem em todo o lugar, levantando mãos santas, sem ira nem contenda."

5 DESCRENÇA
Descrença é a forma final da dúvida. Gênesis 3:4,5 "Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis.Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.".

Descrer é esquecer Hebreus 3:12 "Vede, irmãos, que nunca haja em qualquer de vós um coração mau e infiel, para se apartar do Deus vivo."

6. DESVIAR A ATENÇÃO


Podemos desviar nossa atenção da perfeita vontade de Deus para as coisas boas, mas colaterais, quando ficamos doentiamente preocupados/absorvidos com nossa família ou trabalho. O real inimigo de “o MELHOR” não é “o PIOR”, mas é o simplesmente “o BOM”!!!  Distrair a atenção é esquecer Mateus 14:30 "Mas, sentindo o vento forte, teve medo; e, começando a ir para o fundo, clamou, dizendo: Senhor, salva-me!"

7. DUPLICIDADE DE MENTE 

Um homem de “mente dobre” em grego significa ser de “dupla alma ”. Ser de mente dobre é esquecer Tiago 1:8Tiago 4:8 "O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos.  Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações." Ver também  Efésios 4:14; 1João 2:15-17.
Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom. (Mateus6:24)

8. DESONESTIDADE
Podemos ser desonestos de várias maneiras:
a) mentindo ou trapaceando,
b) escondendo certos fatos, ou
c) sendo menos do que deveríamos ser como pastores, pais ou trabalhadores. Isto é trapacear com nosso rebanho e filhos.

É estimado que mais que $500 milhões são levantados a cada ano pelos falsos “curadores da fé” que não podem de modo algum fazer o que alegam. Ser desonesto é esquecer  2Coríntios4:2, "Antes, rejeitamos as coisas que por vergonha se ocultam, não andando com astúcia nem falsificando a palavra de Deus; e assim nos recomendamos à consciência de todo o homem, na presença de Deus, pela manifestação da verdade." Desonestidade é o resultado de medo ou de ganância.

9. ENGANO  
E então será revelado o iníquo, a quem o Senhor desfará pelo assopro da sua boca, e aniquilará pelo esplendor da sua vinda; A esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais e prodígios de mentira, E com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para se salvarem. 11 E por isso Deus lhes enviará a operação do erro, para que creiam a mentira; Para que sejam julgados todos os que não creram a verdade, antes tiveram prazer na iniqüidade. (2 Tessalonicenses. 2:8-12)

 Por isso, tendo este ministério, segundo a misericórdia que nos foi feita, não desfalecemos; Antes, rejeitamos as coisas que por vergonha se ocultam, não andando com astúcia nem falsificando a palavra de Deus; e assim nos recomendamos à consciência de todo o homem, na presença de Deus, pela manifestação da verdade. (2 Coríntios 4:1-2)

Porque já muitos enganadores entraram no mundo, os quais não confessam que Jesus Cristo veio em carne. Este tal é o enganador e o anticristo. (2 João1:7)
Ser enganado é esquecer Jeremias 17:9, "Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?" 

10. NEGLIGÊNCIA  (ou ser mal-ouvido, fazer ouvidos de mercador)

Negligência significa dormir em relação às coisas de Deus. Os leitores [aos quais foi endereçado o livro] de Hebreus sofriam de negligência. Eles precisavam de sãos professores da Bíblia para trazê-los de volta aos seus sentidos. Uma vez que eles eram negligentes, eles não podiam ser usados por Deus. Ele diz a razão: " Porque, devendo já ser mestres pelo tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar quais sejam os primeiros rudimentos das palavras de Deus; e vos haveis feito tais que necessitais de leite, e não de sólido mantimento. Porque qualquer que ainda se alimenta de leite não está experimentado na palavra da justiça, porque é menino.Mas o mantimento sólido é para os perfeitos, os quais, em razão do costume, têm os sentidos exercitados para discernir tanto o bem como o mal." (Hebreus 5:12-14)

Esta negligência também estava infectando a igreja de Corinto. Ouça a severa advertência que Paulo lhe fez: "E eu, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a meninos em Cristo. Com leite vos criei, e não com carne, porque ainda não podíeis, nem tampouco ainda agora podeis, Porque ainda sois carnais; pois, havendo entre vós inveja, contendas e dissensões, não sois porventura carnais, e não andais segundo os homens?" 1Coríntios3:1-3.

Sofrer de negligência é esquecer de Hebreus 5:11 "Do qual muito temos que dizer, de difícil interpretação; porquanto vos fizestes negligentes para ouvir." 

11. ESTAR MORTO 
Estar morto significa negligência (fazer ouvidos de mercador) que não quer ser barrada. [Ah, irmão,] não seja morto como a igreja de Sárdis "E ao anjo da igreja que está em Sardes escreve: Isto diz o que tem os sete espíritos de Deus, e as sete estrelas: Conheço as tuas obras, que tens nome de que vives, e estás morto." Apocalipse 3:1.

12. PROCRASTINAR, DEIXAR PARA DEPOIS
Procrastinação é usada para: (a) deixar a salvação para depois; (b) deixar o servir ou Deus para depois.
"Apressei-me, e não me detive, a observar os teus mandamentos." Salmos119:60

13. DISCÓRDIA 
Igrejas que crêem na Bíblia têm se dividido muito mais por causa de discórdia, de meras e lamentáveis contendas pessoais, do que por doutrina. Algum causador de confusão começa sua fofoca mortal em uma igreja local, levantando questões e dúvidas nas mentes das pessoas, dúvidas que de outro modo nunca teriam sido entretidas. Quão efetivamente Satanás usa esta ferramenta, e quão doloroso será no julgamento do trono de Cristo, o BEMA, para os carnais semeadores de discórdia.  Semear discórdia é esquecer Provérbios 6:16-19 Estas seis coisas o SENHOR odeia, e a sétima a sua alma abomina: Olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, O coração que maquina pensamentos perversos, pés que se apressam a correr para o mal, A testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos."

14. CONTAMINAÇÃO 
Contaminação com as coisas do mundo. Deus insiste que exige vasos limpos. Um crente que se contamina a si mesmo com as coisas deste mundo não pode nunca ser plenamente usado por Deus, não importa a sua educação, habilidade, energia ou experiência. Tornar-se contaminado é esquecer 1Coríntios 3:16, 17, "Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo."

15. DESCONTENTAMENTO
Uma das mentiras favoritas de Satanás é dizer às pessoas que as coisas serão melhores se eles forem para outro local: Por exemplo, se elas:
a) mudarem seus cônjuges;
b) mudarem de igreja.

Algumas pessoas estão sempre reclamando. Deus diz: 
Sejam vossos costumes sem avareza, contentando-vos com o que tendes; porque ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei. (Hebreus 13:5)

Tendo, porém, sustento, e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes. (1Timóteo 6:8)

Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho. (Filipenses4:11)


16. DIFAMAR 
Quão freqüentemente os crentes são culpados de [o mais ampla e desnecessariamente possível] criticar ou depreciar outros crentes. Se temos algo contra um crente, digamo-lo a ele DIRETAMENTE, face a face. Difamar alguém é esquecer Salmos 101:5, "Aquele que murmura do seu próximo às escondidas, eu o destruirei; aquele que tem olhar altivo e coração soberbo, não suportarei."

17. DESOBEDIÊNCIA 
Há dois homens famosos na Bíblia chamados Saulo.
a) Ambos eram da tribo de Benjamim (1Samuel 9:2; Filipenses 3:5).
b) Um era alto e impressionante; o outro baixo e não causava boa impressão.
c) O Saul do Velho Testamento começou como amigo de Deus e terminou como inimigo de Deus. O Saulo do Novo Testamento começou como inimigo de Deus mas terminou como amigo de Deus.
d) O Saul do Velho Testamento foi consultar a feiticeira de Endor na sua hora de morte. O Saulo do Novo Testamento voltou-se para a Palavra de Deus na sua hora de morte.

O que é que fez a diferença entre estes dois homens?

O Saul do Velho Testamento era desobediente, o Saulo do Novo Testamento era obediente.
"Porém Samuel disse: Tem porventura o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do SENHOR? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros. Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e o porfiar é como iniqüidade e idolatria. Porquanto tu rejeitaste a palavra do SENHOR, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei." (1Samuel 15: 22, 23)


Desobedecer é esquecer Romanos 6:14-18, "Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça. Pois que? Pecaremos porque não estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça? De modo nenhum. Não sabeis vós que a quem vos apresentardes por servos para lhe obedecer, sois servos daquele a quem obedeceis, ou do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça? Mas graças a Deus que, tendo sido servos do pecado, obedecestes de coração à forma de doutrina a que fostes entregues. E, libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça."



Conclusão:
A melhor arma contra as artimanhas do inimigo é a oração e obediência a Palavra de Deus, sejamos sóbrios, sede vigilantes para que não sermos destruídos pelas artimanhas de Satanás.

Fontes:

A Bíblia Sagrada
http://solascriptura-tt.org
Pr. Keith Piper
(traduzido por Valdenira N.M.Silva)

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Qual o verdadeiro significado do Natal?





                                                                               " Texto adaptado por José Auzeir"

O Nascimento de Jesus Cristo!

    Sabe-se que o nascimento de Cristo não ocorreu em 25 de dezembro. Entretanto não nos concentraremos neste detalhe, mas somente na razão exata pela qual Ele veio ao mundo.
     Por ocasião do nascimento de Jesus um anjo deixou uma mensagem especial aos pastores de Belém, uma mensagem de interesse universal.
"Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo: Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor"( Lucas 2.10)

      O que ocorreu foi que Deus se tornou homem e habitou entre nós! Mas porque isso tinha que acontecer? A Bíblia Sagrada enfatiza a necessidade de um Salvador para o mundo. Deus nos fez uma promessa em Adão e Eva por ocasião da queda. Uma promessa de redenção cujo cumprimento anularia todos os efeitos negativos do pecado sobre a humanidade. O cumprimento dessa promessa é importante para todos nós. Pela queda passamos a andar no caminho da ilusão, do engano e do erro. Em Jesus Cristo somos trazidos de volta ao caminho da verdade que conduz à vida.
     Nesta época do ano muito se fala no nascimento físico de Jesus, mas o mais importante é que ele veio mesmo foi para habitar espiritualmente em cada um de nós. Ele mesmo declarou: “Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada.” (João 14.23)


Significado do Natal: Cristo em nós
       Quem nunca se perguntou por que nascemos ou, porque viemos ao mundo? Se Deus permitiu a nossa existência é porque Ele tem um propósito especial para nossas vidas. Obviamente a nossa existência só terá um sentido real e completo quando conhecemos a Cristo, quando temos um relacionamento com Ele, isto é, quando permitimos que Ele seja o Senhor de nossa vida. Essa é a única forma de termos a luz de Cristo para iluminar o nosso caminho. Em João 1.9 lemos assim: “Ali estava a luz verdadeira, que ilumina a todo o homem que vem ao mundo.” Este é o inicio para compreendermos o plano de Deus para nossa vida.
         A vinda de Cristo ao mundo é a melhor de todas as notícias, é a expressão máxima do amor de Deus por este mundo perdido. Em 1 João 4.9 lemos: “Nisto se manifesta o amor de Deus para conosco: que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos.”
Embora a morte espiritual tenha entrado no mundo através de Adão e Eva, a fonte da vida eterna já estava a caminho. Deus jamais esqueceria de cumprir sua promessa porque Ele é fiel. Então podemos dizer que o nascimento de Jesus é o maior presente que já recebemos de Deus. Em João 3.16 lemos assim: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”

O significado do Natal: A  fidelidade de Deus 
       Em Números 23.19 lemos assim: “Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria?” Deus havia prometido enviar um Salvador para a humanidade, e assim Cristo foi enviado ao mundo como a nossa única esperança de salvação. Em Tito 1.2 lemos assim: “Esperança da vida eterna, a qual Deus, que não pode mentir, prometeu antes dos tempos dos séculos.”

Ele veio ao mundo no tempo exato!
       Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei.” (Gálatas 4.4)

O local de seu nascimento
      Sabemos que foi em Belém da antiga Judéia. Em Mateus 2.6 está escrito: “E tu, Belém, terra de Judá, de modo nenhum és a menor entre as capitais de Judá; porque de ti sairá o guia que há de apascentar o meu povo de Israel.”

A natureza de seu nascimento
  O profeta Isaias recebeu esta revelação de Deus: “Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel.” (Isaías 7.14); Um anjo disse a Maria: “Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus.” (Lucas 1.35)

Sua humildade incomparável
“Porque o Filho do homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos.” (Marcos 10.45); “E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.” (Filipenses 2. 8)

Seu ministério (em resumo)
     “Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com virtude; o qual andou fazendo bem, e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele.” (Atos 10.38); “E foi-lhe dado o livro do profeta Isaías; e, quando abriu o livro, achou o lugar em que estava escrito: O Espírito do Senhor é sobre mim, pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados do coração, a pregar liberdade aos cativos, E dar vista aos cegos, pôr em liberdade os oprimidos, a anunciar o ano aceitável do Senhor. (Lucas 4.17-19)
      Natal é, portanto, reconhecer o que Deus fez por nós, como Ele providenciou em Cristo o resgate de nossas almas do poder do pecado e da morte espiritual. Sua presença é a nossa maior necessidade. Ele disse: “Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede.” (João 6.35); “Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.” (Apocalipse 3.20 )
        A vontade de Deus é a nossa salvação. Mas será que compreendemos o verdadeiro sentido da vinda de Cristo ao mundo? Será que o mundo entende assim? Como Deus vê a maneira que muitos celebram o nascimento do Salvador do mundo? Paulo escreveu assim aos efésios: “Por isso não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor. E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito; falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração.” (Efésios 5.17-19)





     O natal lembra o maior presente que já recebemos nesta vida : a salvação em Cristo! Você já tomou posse desta bênção?

Fontes:
A Bíblia Sagrada
http://www.blogdosemeador.com/2013/09/significado-natal.html
https://www.youtube.com/watch?v=a2SHNk4BVwQ

domingo, 22 de dezembro de 2013

O Mestre do Amor


                                                  
Resultado de imagem para o mestre do amor
         É um livro que conta uma história de amor: amor pela vida, pela humanidade, por suas falhas e superações. Apenas uma pessoa foi capaz de levar esse sentimento às últimas conseqüências e, em nome dele, entregar-se à morte.
       Em O Mestre do Amor, quarto livro da coleção Análise da Inteligência de Cristo, Augusto Cury investiga a paixão que Jesus nutria pelo ser humano. Com uma abordagem poética - embora baseada na ciência, na história e na psicologia -, o autor faz um estudo sobre as tocantes mensagens que Jesus deixou antes de morrer na cruz.



(Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus; 
Mateus 5:44)

        Em cada momento de dor, ele reforçava os laços com seu Pai. Sabia que o sofrimento fazia parte de seu destino e que precisava dele para completar sua missão.
Refletindo sobre as reações tão generosas de Jesus, descobrimos o quanto as nossas atitudes podem ser egoístas e superficiais. Com seu exemplo, percebemos nossa tendência a superdimensionar os problemas, deixando de ver as valiosas lições que eles nos trazem.
        Jesus Cristo foi um homem como qualquer outro: sofreu, chorou e viveu momentos de extrema ansiedade. Apesar disso, foi perfeito na capacidade de perdoar, respeitar, compreender, ter misericórdia e dignidade. Mas, principalmente, foi brilhante na habilidade de amar, de ser líder do seu próprio mundo e de suas emoções.
      O maior conhecedor da alma humana estava ciente de nossas fraquezas, mas acreditava na pureza de nosso coração. Pela força de sua inabalável fé em nós, Jesus tornou-se o personagem mais importante da história.



Resultado de imagem para o mestre do amor

Link:
http://www.livrosgospel.net/livevan/Augusto%20Cury%20-%20An%C3%A1lise%20%C3%A1%20Intelig%C3%AAncia%20de%20Cristo%20V%20-%20O%20Mestre%20do%20Amor.pdf